Problemas envolvendo equação do 2º grau com respostas
1) O triplo do quadrado do número de filhos de Pedro é igual a 63 menos 12 vezes o número de filhos. Quantos filhos Pedro tem?
Sendo x o número de
filhos de Pedro, temos que 3x2 equivale ao triplo
do quadrado do número de filhos e que 63 - 12x equivale
a 63 menos 12 vezes o número de filhos. Montando a sentença
matemática temos:
3x2 = 63 - 12x
Que pode ser expressa como:
3x2 + 12x - 63 = 0
Temos agora uma sentença matemática
reduzida à forma ax2 + bx + c = 0,
que é denominada equação do 2° grau. Vamos então encontrar as
raízes da equação, que será a solução do nosso problema:
Primeiramente calculemos o valor de Δ:
Como Δ é maior que zero, de antemão
sabemos que a equação possui duas raízes reais distintas. Vamos calculá-las:
A raízes encontradas são 3 e -7,
mas como o número de filhos de uma pessoa não pode ser negativo, descartamos
então a raiz -7.
Portanto:
Pedro tem 3 filhos.
2) Uma
tela retangular com área de 9600cm2 tem
de largura uma vez e meia a sua altura. Quais são as dimensões desta tela?
Se chamarmos de x altura
da tela, temos que 1,5x será a sua largura. Sabemos que a área
de uma figura geométrica retangular é calculada multiplicando-se a medida da
sua largura, pela medida da sua altura. Escrevendo o enunciado na forma de uma
sentença matemática temos:
x . 1,5x = 9600
Que pode ser expressa como:
1,5x2 - 9600 = 0
Note que temos uma equação do 2° grau
incompleta, que como já vimos terá duas raízes reais opostas, situação que
ocorre sempre que o coeficiente b é igual a zero. Vamos aos
cálculos:
As raízes reais encontradas são -80 e 80,
no entanto como uma tela não pode ter dimensões negativas, devemos
desconsiderar a raiz -80.
Como 1,5x representa a
largura da tela, temos então que ela será de 1,5 . 80 = 120.
Portanto:
Esta tela tem as
dimensões de 80cm de altura, por 120cm de largura.
3) O
quadrado da minha idade menos a idade que eu tinha 20 anos atrás e igual a
2000. Quantos anos eu tenho agora?
Denominando x a minha
idade atual, a partir do enunciado podemos montar a seguinte equação:
x2 - (x - 20) = 2000
Ou ainda:
A solução desta equação do 2° grau
completa nós dará a resposta deste problema. Vejamos:
As raízes reais da equação são -44 e 45.
Como eu não posso ter -44 anos, é óbvio que só posso ter 45
anos. Logo:
Agora eu tenho 45
anos.
4) Comprei
4 lanches a um certo valor unitário. De outro tipo de lanche, com o mesmo preço
unitário, a quantidade comprada foi igual ao valor unitário de cada lanche.
Paguei com duas notas de cem reais e recebi R$ 8,00 de troco. Qual o preço
unitário de cada produto?
O enunciado nos diz que os dois tipos
de lanche têm o mesmo valor unitário. Vamos denominá-lo então de x.
Ainda segundo o enunciado, de um dos
produtos eu comprei 4 unidades e do outro eu comprei x
unidades.
Sabendo-se que recebi R$ 8,00 de
troco ao pagar R$ 200,00 pela mercadoria, temos as
informações necessárias para montarmos a seguinte equação:
4 . x + x . x + 8 = 200
Ou então:
Como x representa o
valor unitário de cada lanche, vamos solucionar a equação para descobrimos que
valor é este:
As raízes reais da equação são -16 e 12.
Como o preço não pode ser negativo, a raiz igual -16 deve ser
descartada. Assim:
O preço unitário de
cada produto é de R$ 12,00.
5) O
produto da idade de Pedro pela idade de Paulo é igual a 374. Pedro é 5 anos
mais velho que Paulo. Quantos anos tem cada um deles?
Se chamarmos de x a
idade de Pedro, teremos que x - 5 será a idade de Paulo. Como
o produto das idades é igual a 374, temos que x . (x - 5) = 374.
Esta sentença matemática também pode
ser expressa como:
Primeiramente para obtermos a idade de
Pedro, vamos solucionar a equação:
As raízes reais encontradas são -17 e 22,
por ser negativa, a raiz -17 deve ser descartada. Logo a idade
de Pedro é de 22 anos.
Como Pedro é 5 anos mais velho que
Paulo, Paulo tem então 17 anos. Logo:
Pedro tem 22 anos e
Paulo tem 17 anos.
6) Há
dois números cujo triplo do quadrado é a igual 15 vezes estes números. Quais
números são estes?
Em notação matemática, definindo a
incógnita como x, podemos escrever esta sentença da seguinte forma:
3x2 = 15x
Ou ainda como:
3x2 - 15x = 0
A fórmula geral de resolução ou fórmula
de Bhaskara, pode ser utilizada na resolução desta equação, mas por se
tratar de uma equação incompleta, podemos solucioná-la de uma outra forma.
Como apenas o coeficiente c é
igual a zero, sabemos que esta equação possui duas raízes reais. Uma é igual
a zero e a outra é dada pelo oposto do coeficiente b dividido
pelo coeficiente a. Resumindo podemos dizer que:
Temos então:
Assim sendo:
Os dois números são
0 e 5.
7) Quais
são as raízes da equação x2 - 14x + 48 = 0?
Podemos resolver esta equação
simplesmente respondendo esta pergunta: Quais são os dois números que somados
totalizam 14 e que multiplicados resultam em 48?
Sem qualquer esforço chegamos a 6 e 8,
pois 6 + 8 = 14 e 6 . 8 = 48.
Segundo as relações de Albert
Girard, que você encontra em detalhes em outra página deste site, estas são as
raízes da referida equação.
Para simples conferência, vamos solucioná-la
também através da fórmula de Bhaskara:
As raízes da
equação x2 - 14x + 48 = 0 são 6 e 8.
8) O
dobro do quadrado da nota final de Pedrinho é zero. Qual é a sua nota final?
Sendo x a nota final,
matematicamente temos:
2x2 = 0
Podemos identificar esta sentença
matemática como sendo uma equação do segundo grau incompleta, cujos
coeficientes b e c são iguais a zero.
Conforme já estudamos este tipo de
equação sempre terá como raiz real o número zero. Apenas para verificação
vejamos:
A nota final de
Pedrinho é igual a zero.
9) Solucione
a equação biquadrada: -x4 + 113x2 -
3136 = 0.
Substituindo na equação x4 por y2 e
também x2 e y temos:
-y2 + 113y - 3136 = 0
A resolvendo temos:
Substituindo os valores de y na
expressão x2 = y temos:
Para y1 temos:
Para y2 temos:
Assim sendo:
As raízes da
equação biquadrada -x4 + 113x2 - 3136 = 0 são:
-8, -7, 7 e 8.
10) Encontre
as raízes da equação biquadrada: x4 -
20x2 -
576 = 0.
Novamente iremos substituir x4 por y2 e x2 e y,
obtendo uma equação do segundo grau:
y2 - 20y - 576 = 0
Ao resolvermos a mesma temos:
Substituindo os valores de y na
expressão x2 = y obtemos as raízes da equação
biquadrada:
Para y1 temos:
Para y2, como
não existe raiz quadrada real de um número negativo, o valor de -16 não
será considerado.
Desta forma:
As raízes da
equação biquadrada x4 - 20x2 - 576 = 0 são
somente: -6 e 6.
11) Determine três números inteiros
positivos e consecutivos tais que o quadrado do menor seja igual a diferença
dos outros dois.
Comentários:
Acreditamos que nesse tipo de problema, os alunos têm dificuldade em interpretar corretamente, visto que é muito comum a montagem da equação errada: x2 = (x + 1) – (x + 2).
O quadrado de um número não pode ser negativo, portanto, neste caso, devemos fazer (x + 2) – (x + 1) e não o contrário.
Devemos, então, enfatizar, que a leitura atenta do enunciado é fundamental para uma correta interpretação!
Acreditamos que nesse tipo de problema, os alunos têm dificuldade em interpretar corretamente, visto que é muito comum a montagem da equação errada: x2 = (x + 1) – (x + 2).
O quadrado de um número não pode ser negativo, portanto, neste caso, devemos fazer (x + 2) – (x + 1) e não o contrário.
Devemos, então, enfatizar, que a leitura atenta do enunciado é fundamental para uma correta interpretação!
Uma proposta de solução:
Interpretando o problema e usando a linguagem
algébrica:
x, representa o menor número
x + 1, representa o consecutivo de x
x + 2, representa o consecutivo de x + 1
x, representa o menor número
x + 1, representa o consecutivo de x
x + 2, representa o consecutivo de x + 1
Obs: Poderíamos também representá-los por x, x –
1 e x – 2. Nesse caso, x representa o maior dos três números.
Como estratégia de resolução, procedemos a
montagem da equação de acordo com o enunciado do problema:
x2 = (x + 2) – (x + 1)
Desenvolvendo, temos:
x2 = x + 2 – x – 1
x2 = 1
Lembrando que:
x2 = (x + 2) – (x + 1)
Desenvolvendo, temos:
x2 = x + 2 – x – 1
x2 = 1
Lembrando que:
Logo, x = 1 ou x = –1
Analisando a condição do problema, “três números
inteiros positivos e consecutivos”, a única solução que
satisfaz é x = 1.
Resposta: Os números são 1, 2 e 3.
12) Pai e filho têm hoje 45 e 15 anos, respectivamente. Há quantos anos a idade do pai era igual ao quadrado da idade do filho?
Comentários:
Em problemas como esse que envolvem tempo decorrido — Há
quantos anos... — é importante comentar na turma, que o sinal de menos (–), não
significa “retirar” uma quantidade e sim, voltar no tempo! O mesmo vale para
situações que se remetem a tempo futuro: “Daqui a quanto tempo...”. O sinal de
mais (+) significa avançar no tempo.
Uma proposta de solução:
De acordo com o enunciado, podemos fazer uma representação
algébrica das idades do pai e do filho, há x anos.
idade do pai há x anos: 45 – x
idade do filho há x anos: 15 – x
idade do pai há x anos: 45 – x
idade do filho há x anos: 15 – x
Equalizando as informações: 45 – x = (15 – x)2
Desenvolvendo a equação, obtemos:
45 – x = 225 – 30x + x2Utilizando o princípio de equivalência, temos:
x2 – 29x + 180 = 0
Resolvendo a equação utilizando as relações entre coeficientes e raízes:
S = 29
P = 180
Devemos pensar em dois números positivos (soma e produto positivos).
Os números são: 9 e 20.
Desenvolvendo a equação, obtemos:
45 – x = 225 – 30x + x2Utilizando o princípio de equivalência, temos:
x2 – 29x + 180 = 0
Resolvendo a equação utilizando as relações entre coeficientes e raízes:
S = 29
P = 180
Devemos pensar em dois números positivos (soma e produto positivos).
Os números são: 9 e 20.
Analisando os resultados encontrados, o valor 20
não pode ser usado no problema, pois, nesse caso, o filho teria idade negativa!
Portando, para x = 9 temos para idades: 36 e 6 anos.
Portando, para x = 9 temos para idades: 36 e 6 anos.
Resposta: Há 9 anos.
13) Um terreno retangular mede 26 m de
comprimento e 16 m de largura. Aos fundos do terreno e em uma de suas laterais
— como mostra a figura a seguir — serão a crescentadas duas faixas de mesma
largura. Com essa expansão do terreno, a nova área medirá 816 m2.
Qual será a largura dessas faixas?
Comentários:
Inúmeras vezes nos deparamos com o questionamento do aluno:
“Professor, pra que serve isso?” Essa pergunta, nesse contexto, pode ser
respondida com a abordagem de problemas que relacionam a álgebra com a
geometria. Os alunos, além de rever conceitos geométricos, podem perceber a
relação dos símbolos matemáticos com situações do cotidiano.
Uma proposta de solução:
Interpretando o problema: Com a colocação das
faixas, o novo terreno, também retangular, tem dimensões (x + 26) e (x + 16).
Sabendo que a área do retângulo é igual ao produto de suas dimensões e que a nova área é de 816 m2, podemos, então, escrever:
(x + 26)(x + 16) = 816
Desenvolvendo a equação, obtemos:
x2 + 42x +416 = 816
Utilizando o princípio de equivalência, temos:
x2 + 42x + 416 – 816 = 0
x2 + 42x – 400 = 0
Usando o completamento do trinômio e o princípio de equivalência:
x2 + 42x + 441– 400 = 441
Fatorando o trinômio quadrado perfeito e, novamente, utilizando o princípio de equivalência, temos:
(x + 21)2 = 441 + 400
Sabendo que a área do retângulo é igual ao produto de suas dimensões e que a nova área é de 816 m2, podemos, então, escrever:
(x + 26)(x + 16) = 816
Desenvolvendo a equação, obtemos:
x2 + 42x +416 = 816
Utilizando o princípio de equivalência, temos:
x2 + 42x + 416 – 816 = 0
x2 + 42x – 400 = 0
Usando o completamento do trinômio e o princípio de equivalência:
x2 + 42x + 441– 400 = 441
Fatorando o trinômio quadrado perfeito e, novamente, utilizando o princípio de equivalência, temos:
(x + 21)2 = 441 + 400
Logo, x = 8 ou x = –40
Analisando os resultados encontrados, o valor
–40 não pode ser usado no problema, pois não existem medidas negativas para
representar a grandeza “largura”.
Resposta: A faixa terá 8 m de largura.
14) Quais são as dimensões de um retângulo
cujo perímetro e área medem, respectivamente, 50 cm e 150 cm2?
Comentários:
É usual que muitos professores abordem esse tipo de problema
quando ministram aulas sobre sistemas de equações do 2º grau. Achamos
importante que, ao fazer a interpretação do problema, os alunos percebam que
com o uso de apenas uma variável é possível solucioná-lo!
Uma proposta de solução:
Se o perímetro é igual a 50, então o semiperímetro (soma das
medidas das dimensões do retângulo) é igual a 25.
Representação algébrica das dimensões do retângulo:
largura: x
comprimento: 25 – x.
Representação algébrica das dimensões do retângulo:
largura: x
comprimento: 25 – x.
Visualizando o retângulo (opcional).
Utilizando o outro dado do problema (área igual a 150), e
lembrando que a área de um retângulo é igual ao produto de suas dimensões,
podemos afirmar que:
x(25 – x) = 150
Resolvendo, vem que:
25x – x2 = 150 (distributividade)
– x2 + 25x – 150 = 0 (princípio de equivalência)
x2 – 25x + 150 = 0 (princípio de equivalência: multiplicação por –1)
Utilizando a fórmula de resolução de equações de 2º grau:
x(25 – x) = 150
Resolvendo, vem que:
25x – x2 = 150 (distributividade)
– x2 + 25x – 150 = 0 (princípio de equivalência)
x2 – 25x + 150 = 0 (princípio de equivalência: multiplicação por –1)
Utilizando a fórmula de resolução de equações de 2º grau:
Concluindo que: x = 15 ou x = 10
Analisando as raízes obtidas, podemos concluir que as dimensões do retângulo são 10 e 15 cm.
Analisando as raízes obtidas, podemos concluir que as dimensões do retângulo são 10 e 15 cm.
Resposta: O
retângulo tem 10 cm de comprimento e 15 cm de largura.
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